Em 2022 foram registrados 252 casos de maus tratos a animais em todo o Rio de Janeiro. Dentre as principais delegacias que receberam ocorrências estiveram a 42ª Delegacia de Polícia Civil, em Recreio; a 110ª Delegacia, em Teresópolis e a 151ª DP, em Nova Friburgo, respectivamente.
Esses dados constam em um levantamento recente feito pelo Instituto de Segurança Pública. Ainda de acordo com o estudo, 68,7% das agressões partiram dos próprios tutores, sendo 54% dos ocorridos em residências.
Contudo, mesmo figurando como um dos principais municípios em que houve registros desse tipo de crime, Nova Friburgo é destaque no combate. Houve o registro de 60 boletins, 1040 casos e três prisões no ano passado. Já em 2023, há investigação de 300 casos e quatro boletins foram registrados.
O Artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/98) aponta: quem pratica ato de abusar, aleijar, ferir ou maltratar animais pode ser punido com reclusão entre 4 e 5 anos e multa.
As denúncias podem ser feitas pessoalmente na Ssubea – Avenida Alberto Braune, n° 223, na Antiga Rodoviária Leopoldina, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Outro canal possível de denunciar é o e-mail [email protected].
Foto: CRMV – SP
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.