GeralÚLTIMAS

Ministério da Saúde realiza Pesquisa Nacional de Saúde

O Ministério da Saúde realizará, de agosto à dezembro de 2019, a segunda edição da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS). A pesquisa é uma parceria entre o Ministério e o IBGE, e tem como objetivo analisar os indicadores da saúde nacional para avaliar e aperfeiçoar políticas públicas nesse quesito.

Perguntas sobre características do domicílio, estilo de vida e saúde dos residentes, educação e rendimento estão entre os questionamentos que serão feitos aos entrevistados. Um questionário sobre um morador específico também será levado em conta, perguntando sobre peso, altura, possíveis doenças transmissíveis ou não, acidentes e violência. A ideia é que o questionário dure em média 30 minutos.

O levantamento será feito em, aproximadamente 3,2 mil municípios, e contará com 1,2 mil agentes do IBGE, que estarão identificados com colete e crachá de identificação.

A PNS foi concebida para ter periodicidade quinquenal e sua primeira edição foi realizada no ano de 2013, chegando à 81.767 domicílios em 1.600 municípios. Nesta edição, está previsto o levantamento em 108 mil domicílios.

OPORTUNIDADE PARA O MUNICÍPIO

A Pesquisa vem justamente no momento em que a Secretaria de Saúde realizou um diagnóstico para entender o panorama da saúde na cidade e está planejando novas medidas que serão tomadas à curto e médio prazo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *