GeralÚLTIMAS

Conta de luz terá bandeira vermelha no mês de Agosto

A Agência Nacional de Energia Elétrica anunciou que a bandeira tarifária de energia do mês de Agosto será a vermelha patamar 1. Segundo a ANEEL, o período é um mês típico de estação seca nas principais bacias hidrográficas geradoras de energia pro Sistema Integrado Nacional (SIN).

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Agência para sinalizar ao consumidor o custo real da energia elétrica gerada e auxiliar o entendimento quanto à forma de uso da energia. Divididas entre verde, amarela e vermelho (patamares 1 e 2), as bandeiras indicam se a energia custará mais ou menos de acordo com as função das condições de geração.

A bandeira verde sinaliza “valor normal”; amarela sinaliza “sinal de alerta”. Já a vermelha vem em duas denominações, uma em cada patamar: a 1 sinaliza “cara” e a 2 “muito cara”.

Em todas as bandeiras é importante reforçar o uso consciente e o combate ao desperdício de energia elétrica, porém na vermelha, é bom ficar de olhos abertos, já que a geração de energia se torna um pouco mais difícil, e, no caso do mês de agosto, a conta passa a custar R$ 4,00 para cada 100 quilowatts-hora consumido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *