Frio intenso muda o cenário de Nova Friburgo
- julho 9, 2019
- 0
O inverno chegou há cerca de três semanas, mas as temperaturas médias, altas para o período, não estavam agradando os amantes das baixas temperaturas, típicas da estação. O
O inverno chegou há cerca de três semanas, mas as temperaturas médias, altas para o período, não estavam agradando os amantes das baixas temperaturas, típicas da estação. O
O inverno chegou há cerca de três semanas, mas as temperaturas médias, altas para o período, não estavam agradando os amantes das baixas temperaturas, típicas da estação. O pedido dos fãs do frio foi atendido com a chegada de uma intensa massa de ar polar.
O sul do Brasil já registrava temperaturas recordes para o inverno no meio da última semana. De acordo com o Climatempo, a frente fria fez com que todos os estados do sul brasileiro ficassem abaixo de 0 grau. A menor temperatura registrada foi de 9,2 graus negativos em Urupema, no alto da serra catarinense.
O sudeste se preparava para a chegada da massa no sábado, 6, e domingo, 7. Ontem foi a vez de São Paulo registrar 0 grau em diversos pontos do estado.
Aqui em Nova Friburgo, apesar do céu azul e do predomínio do sol, o frio chegou sem cerimônia, com ventos de bater o queixo e altos índices de tirar todos os casacos de dentro do armário. Até quem está acostumado, se surpreendeu.
“Pra quem já viu e pegou neve na cidade… mas é a primeira vez que eu vejo esse frio aqui em Nova Friburgo. Porém, eu particularmente gosto.” – disse essa turista do Rio Grande do Sul à nossa equipe, pelas ruas.
A redação da TV Zoom recebeu, do produtor rural Maicon Muller, fotos e vídeos da plantação de alface em Salinas, no terceiro distrito. Maicon disse que o termômetro de sua casa chegou a marcar 0 grau e que, após a geada, vai contabilizar os possíveis estragos.
O ciclista Luiz Phillipe registrou o gelo também nos Três Picos. As fotos foram feitas por volta das 10h do domingo, 7.
E não foi só a área rural de Nova Friburgo que chamou a atenção. Até o centro da cidade virou atração dos friburguenses e turistas quando, as 7h, o fotógrafo Rogério Dias publicou um clique do termômetro mostrando 0 grau.
A aferição oficial do Instituto Nacional de Meteorologia registrou, nas áreas mais baixas, apenas 7 graus, mas o baixo número na tela rendeu muitas fotos, principalmente pras redes sociais.
Nesta segunda-feira, 08, o sol apareceu timidamente e o frio se manteve. Por volta das 16h28, os termômetros já marcavam entre 13ºC e 11ºC. De acordo com a previsão do tempo, os números devem voltar a subir mais para o fim de semana.
Ponto de apoio
Devido ao frio intenso, a Prefeitura de Nova Friburgo abriu um ponto de apoio a pessoas em situações de rua no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS.
A iniciativa conta com a participação da Secretaria de Assistência Social, Guarda Municipal, Defesa Civil e voluntários da cidade. No sábado, 6, o executivo informou que 6 pessoas passaram a noite amparadas no local. No domingo, já foram 11.
A ação vai continuar até o frio dar uma trégua. Quem quiser ajudar, a Secretaria de Assistência Social está pedindo doações. No momento, as maiores necessidades são de roupas de frio masculinas, cobertores, toucas e toalhas de banho. Os itens devem ser entregues na Rua Carlos Magno, nº5, no Centro, na sede do CREAS, próximo ao Hospital Municipal Raul Sertã.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.