UPA de Olaria pode ser construída na Via Expressa

A Prefeitura está avaliando a construção de uma nova UPA na cidade, mais precisamente na Via Expressa, em Olaria. Isso se deve à localização privilegiada do espaço, no centro do bairro, e também devido à falta de uso da localidade.

Como noticiamos aqui, no mês passado, de acordo com o deputado federal Luiz Lima (PSL), o Ministério da Saúde liberou uma verba de R$3,1 milhões para construção de uma nova Unidade de Pronto Atendimento 24h em Nova Friburgo. Além disso, o que foi informado em nota pela assessoria do deputado era de que a previsão do local de construção fosse no bairro Olaria.

A Prefeitura terminou, no dia 28 de junho, o cadastro de proposta de construção exigido pelo Ministério da Saúde e enviou todos os documentos ao Fundo Nacional de Saúde.

DÚVIDAS SOBRE UTILIDADE DO LOCAL

O local pensado para a nova UPA, na Via Expressa, é também conhecido como “espaço de eventos” ou “parque de eventos”, por receber grandes shows, circos, parques de diversões e eventos em geral. O questionamento é que, caso a unidade seja construída, esses eventos deverão ser transferidos para outro lugar, já que a unidade funciona todos os dias da semana, em tempo integral.

Treinamentos de futuros motociclistas são realizados por autoescolas no local, e a área também serve de estacionamento irregular para ônibus e caminhões.

No mesmo espaço também foi construída a praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificado). Porém o local, que oferece poucas atividades para população, se encontra, em sua maior parte, em mal estado de conservação, e já serviu até de abrigo para pessoas em situação de rua.

Os próximos passos dependem agora do Ministério da Saúde, que está analisando todos os dados.

Deixe uma resposta