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Detro-RJ chama atenção sobre respeito aos assentos preferenciais em nova campanha educativa

  • agosto 20, 2024
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“Não finja que não me viu! Ceda o lugar” promove a cultura da gentileza, priorizando idosos, pessoas com crianças de colo, obesos, gestantes e pessoas com deficiência. Pessoas

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Detro-RJ chama atenção sobre respeito aos assentos preferenciais em nova campanha educativa
“Não finja que não me viu! Ceda o lugar” promove a cultura da gentileza, priorizando idosos, pessoas com crianças de colo, obesos, gestantes e pessoas com deficiência.

Pessoas com mobilidade limitada e condições especiais têm o direito garantido por lei a assentos nos transportes públicos.

Para promover a conscientização sobre esse benefício, o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) uniu-se à Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) e à Comissão da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) para lançar, nesta quarta-feira (14/08), a campanha educativa “Não finja que não me viu! Ceda o lugar”.

O uso preferencial de todos os assentos de ônibus e vans da frota intermunicipal é garantido pela Lei Estadual 8.415, sancionada há cinco anos. A lei prioriza idosos, pessoas com crianças de colo, obesos, gestantes, pessoas com deficiência e pessoas com limitação temporária de locomoção. No entanto, a campanha educativa pretende consolidar essa cultura da gentileza entre os cidadãos que utilizam os transportes públicos.

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A cerimônia de lançamento ocorreu no Plenário da Alerj, com a presença de autoridades, representantes da sociedade e entidades de defesa de direitos sociais.

“Essa campanha é de extrema importância para conscientizar os passageiros sobre os direitos do próximo. Não podemos aceitar que necessidades especiais sejam ignoradas em nenhum lugar, nem no transporte público. Precisamos ter um olhar atento a essa causa”, destacou o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis.

A campanha prevê ações educativas, como palestras em escolas, capacitação continuada de motoristas e funcionários, e distribuição de panfletos dentro de ônibus, vans intermunicipais e terminais rodoviários. A versão antiga da logomarca com as prioridades também será renovada nas frotas.

“Estamos comprometidos em transformar atitudes rotineiras em gestos de respeito. Essa campanha é um passo importante para garantir um transporte coletivo mais inclusivo e humano para todos”, declarou o presidente do Detro-RJ, Leonardo Matias.

A iniciativa de conscientização se une à campanha “Não Dê Carona ao Assédio”, que, em junho, completou um ano de ações contra a importunação sexual nos ônibus e vans intermunicipais. Segundo a ouvidora do Detro-RJ, Karina Continentino, de 2021 até o momento, a ouvidoria do departamento registrou 167 reclamações envolvendo idosos nos coletivos intermunicipais.

“O objetivo da nova ação é fomentar uma cultura de respeito e empatia, incentivando atitudes proativas no transporte público do estado. Em cada dia ou cada viagem, um pequeno gesto pode fazer a diferença”, pontuou a ouvidora.

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