Consulta ao lote de restituição da malha fina começa nesta quinta, 24
- outubro 24, 2024
- 0
Contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências com o Fisco poderão consultar se vão receber a restituição do IR
A partir das 10h desta quinta-feira, 24,, cerca de 264 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências com o Fisco poderão consultar se vão receber a restituição do Imposto de Renda.
Nesse horário, a Receita Federal libera a consulta ao lote de outubro, que inclui contribuintes de diferentes estados e restituições residuais de anos anteriores.
O lote contempla 264.602 contribuintes que receberão um total de R$ 700 milhões.
A Receita Federal informou que, pelo menos, 53% desse montante será destinado a contribuintes com prioridade no reembolso.
Entre eles, destacam-se os moradores do Rio Grande do Sul, incluídos na lista de prioridades devido às enchentes que atingiram o estado este ano.
A prioridade também abrange 126.824 contribuintes que informaram a chave Pix do tipo CPF na declaração do Imposto de Renda ou utilizaram a declaração pré-preenchida.
Desde o ano passado, a inclusão da chave Pix tem garantido prioridade no recebimento.
Outros grupos prioritários são 14.661 contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério, 11.360 contribuintes residentes no Rio Grande do Sul, 46.689 pessoas entre 60 e 79 anos, 6.416 idosos com mais de 80 anos e 5.219 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.
Por fim, 53.433 contribuintes que não informaram a chave Pix e não se encaixam nas categorias prioritárias legais também foram contemplados.
A consulta à restituição pode ser feita na página da Receita Federal na internet, acessando o menu “Meu Imposto de Renda” e clicando em “Consultar a Restituição”.
Também é possível utilizar o aplicativo da Receita para tablets e smartphones.
O pagamento será efetuado em 31 de outubro, na conta ou na chave Pix informada na declaração.
Caso o contribuinte não receba o depósito devido a uma conta desativada, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
O agendamento do crédito pode ser feito no Portal BB ou pelos telefones da Central de Relacionamento.
Após esse período, o resgate deverá ser solicitado pelo Portal e-CAC, na opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.