O friburguense Pedro Lack, de apenas 15 anos, ficou em primeiro lugar na classificação geral da 9ª Olimpíada de Matemática dos Países Falantes da Língua Portuguesa. O estudante fez 39 pontos na prova, que valia 42, seguido pelos brasileiros Rodrigo Porto, do Rio de Janeiro, e Caio Hermano, de Fortaleza.
A premiação foi realizada na noite de ontem, 07, no teatro do Nova Friburgo Country Clube. O evento contou com apresentações da Banda de Tambores do Educandário Miosótis e do Grupo Silvana Gym. Os dois primeiros colocados receberam medalhas de ouro, os quatro seguintes de prata, seis alunos ficaram com o bronze e os outros quatro participantes receberam menção honrosa.
A 9ª edição da olimpíada contou com 16 estudantes de quatro países: Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal, e estava prevista para acontecer em Moçambique, porém com os problemas climáticos do país, a prova foi transferida para o Brasil, tendo como cidade sede Nova Friburgo.
Além de participar do evento, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer outras culturas e compartilhar experiências na área. Os participantes também plantaram um Ipê Roxo para registrar a 9° Olimpíada de Matemática dos Países Falantes da Língua Portuguesa.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.