Segunda etapa do Enem acontece no próximo domingo

No próximo domingo, 10, acontece o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A etapa final da prova aborda 90 questões relacionadas a Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e Matemática e suas tecnologias.

No primeiro dia de provas, estudantes de todo o país realizaram questões de Linguagens, Ciências Humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia ) e a redação, que é sempre um dos assuntos mais comentados. Neste ano, o tema “Democratização do Acesso ao Cinema no Brasil” pegou alguns candidatos de surpresa.

“Realmente foi um tema que pegou de surpresa. (…) Tinha muita gente esperando temas sobre educação, nós discutimos bastante isso ultimamente na escola. Só que a gente (alunos da turma) estava preparado para muita coisa, porque consiguimos debater uma diversidade imensa de temas durante o ano. Mas não deixou de ser uma surpresa.” – afirmou a aluna Mariana Amaral.

A estudante e uma companheira de turma ainda destacaram o formato interpretativo do exame. Segundo o Ministro da Educação, Abraham Weintraub, 23% dos inscritos não compareceram ao primeiro dia de Enem.

Para a realização das provas é preciso levar caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente e documento oficial de identificação, original e com foto. Além disso, é necessário prestar atenção nas demais recomendações do que pode ou não levar para o exame.

Os portões abrirão às 12h, pelo horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h. As provas serão aplicadas a partir de 13h30min, com duração de cinco horas.

Alice Wandrofski

Alice faz parte da equipe de jornalismo da TV Zoom. Escreve sobre os mais variados temas para o site tvzoom.com.br.

Deixe uma resposta