Segundo estudos do Instituto de Pesquisas e Análises (Ifec RJ), dos 6,2 milhões de trabalhadores com carteira assinada, aposentados e pensionistas do INSS, a maioria dos moradores da região fluminense vai poupar o décimo terceiro salário neste ano de 2019.
De acordo com os dados levantados pelo órgão, estes representam 43,7% das pessoas ouvidas; já 31,4%, vai comprar presentes de Natal com o dinheiro extra; 29% pretendem quitar ou abater dívidas adquiridas ao longo do ano; 26,1% comprar produtos para ceia de Natal; e 22,4% vão pagar taxas como IPTU, IPVA, matrículas etc.
Alguns trabalhadores buscam ainda utilizar o dinheiro para viajar (18,4%) e com a reforma da casa (13,1%). O pagamento de dívidas como cartão de crédito, carnês, financiamentos também serão o destino final de parcelas do décimo terceiro.
A maioria dos servidores receberá a segunda metade do décimo terceiro no mês de dezembro ou o salário integral.
Os dados foram levantados entre os dias 05 e 10 de novembro, e recebeu adesão de 500 consumidores, de todo o estado do Rio de Janeiro.
Fonte: Fecomércio RJ / Créditos: Freepik
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.