Na tarde desta sexta-feira, 24, a Prefeitura de Nova Friburgo divulgou que a bandeira laranja será a responsável para dar diretrizes ao funcionamento das atividades na cidade a partir da próxima segunda-feira, 27.
A métrica divulgada para a próxima semana já faz parte do novo sistema de avaliação da prefeitura. Assim, a bandeira laranja demonstra que a cidade encontra-se em risco moderado de contágio do novo coronavírus.
De acordo com o Decreto Municipal nº645, com a nova bandeira fica estabelecido que as indústrias podem funcionar com até 75% de sua capacidade. O comércio fica autorizado a abrir de 12h à 20h, de segunda a sexta-feira, com o atendimento na proporção de 1 cliente para cada 1 funcionário, observando as medidas sanitárias.
Restaurantes, bares e lanchonetes realizam suas atividades com no máximo 50% de ocupação. Para isso é necessário respeitar o distanciamento mínimo um metro e meio entre os usuários, de 7h às 24h, sendo proibida a permanência de clientes no interior do estabelecimento após o horário limite.
Os segmentos de esmalteria, barbearias, salões de beleza, estética e congêneres também podem funcionar por meio de agendamento. Além disso, não é autorizada a permanência de pessoas para espera nos estabelecimentos.
Os setores de turismo e hospedagem estão aptos a abrir no sistema de bandeira laranja. Assim como as instituições religiosas.
Academias, estúdios, centros de atividades físicas e esportivas podem funcionar com até 60% da capacidade.
Atualização dos casos do novo coronavírus
Em boletim divulgado também nesta sexta-feira pela Prefeitura de Nova Friburgo, a cidade alcançou 972 casos confirmados do novo coronavírus. Desse número, 437 estão recuperados.
De acordo com o informe, 72 casos suspeitos aguardam os resultados dos exames. Cinquenta e sete estão em isolamento domiciliar, 17 internados e 4 óbitos em análise.
O número de vítimas fatais pela Covid-19 subiu para 60 no município. Os mais dois recentes óbitos são de pessoas do sexo masculino, com 42 e 80 anos. Uma das vítimas apresentava comorbidade, porém a prefeitura não especificou quem.
Além disso, o boletim informa que 1865 casos foram descartados.
Por Alice Wandrofski
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.