Audiência Pública debaterá construções populares em Olaria
novembro 25, 2025
0
Vereador quer envolver a população no debate sobre as construções populares em uma das áreas mais densas e impactadas de Friburgo, Olaria.
Ler resumo da notícia
O vereador Cláudio Damião protocolou um pedido de audiência pública para discutir a construção de 144 construções populares em Olaria, dentro do programa Minha Casa Minha Vida. O projeto prevê a doação de um terreno de 11 mil m² à Caixa Econômica Federal, localizado nas proximidades da Via Expressa. Segundo Damião, a prefeitura não ouviu a população antes de tomar a decisão, o que ele considera um erro, principalmente por se tratar de uma área densa e com carência de infraestrutura. Ele também critica o histórico de promessas não cumpridas do atual governo. A audiência, se aprovada, ocorrerá na próxima quarta-feira (26), às 18h, no Plenário Jean Bazet, na Câmara Municipal. A iniciativa busca garantir que a comunidade seja ouvida antes da concretização das obras.
Proposta visa discutir impacto das novas moradias em área densa de Nova Friburgo
As Construções populares no bairro de Olaria são o tema central de uma audiência pública solicitada pelo vereador Cláudio Damião, protocolada na tarde desta segunda-feira (24). A proposta surge após o anúncio feito pelo prefeito Johnny Maycon, na última quarta-feira (19), sobre a construção de 144 moradias pelo programa Minha Casa Minha Vida, em um terreno municipal próximo à Via Expressa, onde antes se planejava instalar o Parque Municipal.
Para começar, Damião critica a ausência de diálogo com a comunidade antes da apresentação do projeto. Segundo ele, “a prefeitura erra em não ouvir a população sobre algo com alto impacto em uma das regiões com maior densidade populacional”.
Além disso, o parlamentar lembra que há um histórico de obras não concluídas. “O que se percebe de início é mais uma obra para iludir a população de Nova Friburgo. Johnny Maycon já deu outros exemplos de iniciar um projeto e não finalizar, vide a UPA de Olaria, a Unidade de Emergência em Lumiar, o posto do Ruy Sanglard e o Colégio Odette Muniz. E o município sofre ainda com um déficit de vagas em creches. O que vemos é apenas um projeto de poder para fins eleitoreiros”, afirmou Damião.
Publicidade
QUER SABER MAIS NOTÍCIAS SOBRE NOVA FRIBURGO E REGIÃO? PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP
Publicidade
Publicidade
Projeto prevê doação de terreno à Caixa
O projeto de lei que autoriza a doação do terreno à Caixa Econômica Federal também foi protocolado nesta segunda-feira (24) e já consta no expediente da Câmara Municipal. O espaço mede cerca de 11 mil metros quadrados e pode ser votado em sessão única, dependendo do entendimento dos vereadores.
Segundo o vereador, a audiência é fundamental para garantir a participação social. “No final de semana, moradores da região enviaram mensagens para o meu WhatsApp apontando preocupações sobre o projeto. A audiência será uma oportunidade da população se manifestar”, completou Cláudio Damião.
Publicidade
Data e local da audiência
Se aprovada, a audiência pública acontecerá nesta quarta-feira (26), às 18h, no Plenário Jean Bazet, localizado na Câmara Municipal de Nova Friburgo, na Rua Farinha Filho, nº 50, Centro.
Por fim, Damião reforça que as decisões sobre construções populares devem considerar o impacto na cidade e a escuta ativa da comunidade de Olaria.