Alunos e professores do curso de graduação em Odontologia da UFF (Universidade Federal Fluminense) de Nova Friburgo se uniram no combate às notícias falsas, famosas fake news, sobre a Covid-19. O projeto de extensão “Corona UFF – caiu na rede” foi estruturado justamente para as mídias sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, com o objetivo de esclarecer dúvidas da população relacionadas à pandemia.
De acordo com informações divulgadas no site da Fiocruz, um recente estudo, conduzido por Claudia Galhardi e Maria Cecília de Souza Minayo, pesquisadoras da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), identificou as principais fake news relacionadas à Covid-19, recebidas pelo aplicativo “Eu Fiscalizo”, entre março e maio no país.
Claudia ressalta que, “além de colocar vidas em risco, a disseminação de notícias falsas relacionadas ao novo coronavírus contribui para o descrédito da ciência e das instituições globais de saúde pública, bem como enfraquece as medidas adotadas pelos governos no combate à doença”.
A pesquisadora aconselha ainda “redobrar a atenção ao receber informações nas redes sociais que não apresentem a fonte oficial e fazer uma leitura crítica antes de compartilhar qualquer conteúdo”.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.