DER e TCE-RJ: contrato de R$231 milhões para radares é suspenso
- junho 23, 2026
- 0
Tribunal aponta indícios de irregularidades, sobrepreço e suspeita de combinação entre empresas em licitação de 390 equipamentos
Tribunal aponta indícios de irregularidades, sobrepreço e suspeita de combinação entre empresas em licitação de 390 equipamentos

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) suspendeu os pagamentos de um contrato firmado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) para instalar 390 radares em rodovias estaduais. A medida atinge um acordo estimado em R$ 231 milhões e bloqueia novos repasses até a conclusão da análise do processo.

A decisão surgiu após a identificação de indícios de irregularidades na licitação, incluindo suspeitas de sobrepreço e falhas na concorrência pública.
O relatório técnico do TCE-RJ indica que os valores previstos no contrato superam os registrados em contratações semelhantes realizadas anteriormente pelo próprio DER-RJ.
Segundo os auditores, a diferença de preços reforça a suspeita de possível sobrepreço na contratação. Durante a análise da licitação, o Tribunal encontrou elementos que levantam dúvidas sobre a competitividade do certame.
As empresas Spllice Indústria, Comércio e Serviços Ltda. e Perkons S.A. apresentaram propostas muito próximas do valor estimado pela administração. Em alguns lotes, a diferença ficou restrita a centavos, situação considerada incomum pelos técnicos.
O relatório também menciona possíveis vínculos entre empresas participantes, hipótese que pode indicar combinação de propostas.
Os auditores identificaram alterações no modelo adotado pelo DER-RJ em comparação com editais anteriores. O relatório também aponta inconsistências no processo licitatório.
Esses fatores contribuíram para a suspensão dos pagamentos e para o aprofundamento das investigações.
O TCE-RJ encaminhou o caso ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, que abriu investigação para apurar possíveis irregularidades e eventual prejuízo aos cofres públicos.
Agora, o DER-RJ deverá apresentar esclarecimentos dentro do prazo fixado pelo Tribunal.
Em nota, o órgão informou que já adotou as medidas necessárias para cumprir a decisão do TCE-RJ.
“O DER informa que já adotou as medidas necessárias para o cumprimento das determinações do Tribunal de Contas do Estado, determinando a paralisação e suspensão da execução do contrato e prestará os esclarecimentos necessários no âmbito do processo.
O DER reafirma seu compromisso com a legalidade, a transparência e a segurança viária nas rodovias estaduais.
As determinações do Tribunal serão integralmente respeitadas pela nova gestão do órgão.”
Links Relacionados:
Vai devagar! DER-RJ implanta radares na RJ-130 (Teresópolis-Friburgo)
Vai devagar! DER-RJ implanta radares na RJ-130 (Teresópolis-Friburgo)

Jornalista com experiência em assessoria de imprensa, telejornalismo e Webwriting
