Estação de Tratamento de Esgoto será inaugurada no Cônego
- setembro 15, 2026
- 0
Nova estação terá capacidade para tratar 2,16 milhões de litros de esgoto por dia e atenderá cerca de 12 mil moradores
Nova estação terá capacidade para tratar 2,16 milhões de litros de esgoto por dia e atenderá cerca de 12 mil moradores

A nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Cônego será inaugurada nesta quinta-feira, 17, em Nova Friburgo. A cerimônia acontece às 10h, na Avenida José Pires Barroso, na Via Expressa.
A unidade será a sexta estação de tratamento de esgoto do município e terá capacidade para tratar 2,16 milhões de litros de esgoto por dia.
A construção da ETE recebeu investimento de R$ 28 milhões. Já a implantação das redes coletoras e das estações elevatórias que integram o sistema de esgotamento sanitário da região soma mais de R$ 22 milhões.
Os investimentos no sistema continuarão até 2028, segundo as informações divulgadas pela concessionária.
A nova estação deve atender aproximadamente 12 mil moradores dos bairros Cônego, Cascatinha, Vargem Grande e Sítio São Luiz.
A operação da unidade deve contribuir para a melhoria da saúde pública e da qualidade de vida dos moradores. O tratamento também amplia a proteção ambiental e pode contribuir para a valorização imobiliária da região.
Inauguração da ETE Cônego
Links relacionados:
ETE Cônego vai tratar 2 mi litros de esgoto em Nova Friburgo
ETE Conselheiro Paulino recebe grupo para festejar o Dia Mundial da Água

Jornalista com experiência em assessoria de imprensa, telejornalismo e Webwriting