Agosto dourado: mês conscientiza sobre a importância do leite materno

Agosto é o mês dourado. O nome surgiu em razão de uma campanha que visa conscientizar sobre o papel do leite materno: alimento considerado o ouro da alimentação humana.

Um ato de amor sem limites: a amamentação é, naturalmente, algo indispensável nos primeiros momentos de vida de uma pessoa. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, além de fonte nutritiva, o leite materno é importante também na construção de uma saúde com base sólida.

A recomendação mundial é de que o aleitamento seja exclusivo até os seis meses de vida do bebê e depois, complementado com adição de alimentos variados, como sucos e frutas.

Mais que um elo entre mãe e filho, o ato de amamentar gera benefícios também para a mulher. De acordo com a pediatra Marcia Machado Lontra Ruiz, “Com o movimento de sucção ao seio, o organismo da mulher libera ocitocina que vai contrair o útero, prevenindo a anemia nas mães.”

Em Nova Friburgo, o Banco de Leite Humano, que fica no Hospital Maternidade, disponibiliza os equipamentos necessários para as mulheres que quiserem se tornar doadoras. Hoje em dia, além da coleta, o trabalho do Banco de Leite da cidade também é voltado a pasteurização dos leites recebidos. Mas, infelizmente, o número de doações não é alto no município. Atualmente, 21 mães são cadastradas porém, nesta semana, só quatro poderiam doar.

O Banco de Leite Humano de Nova Friburgo funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h.

Alice Wandrofski

Alice faz parte da equipe de jornalismo da TV Zoom. Escreve sobre os mais variados temas para o site tvzoom.com.br.

Deixe uma resposta