Agosto lilás: Nova Friburgo recebe ação neste fim de semana

A campanha Agosto Lilás foi criada em referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, que há 13 anos foi instituída no país para defender os direitos da mulher em situação de violência. Em Nova Friburgo, uma mobilização em torno da iniciativa acontecerá na praça Getúlio Vargas, neste domingo, 25, das 9h às 12h.

No local haverá diversos estandes oferecendo serviços gratuitos, que compreendem atendimento psicológico, orientações jurídicas promovidas pela OAB da cidade, distribuição de material informativo com linguagem para público adulto, adolescente e infantil, tenda com vídeos instrutivos de proteção e denúncia, e manequim educativo, direcionado ao público infantil, que dentro de uma linguagem apropriada, ensina as crianças sobre quais as partes do corpo em que não devem permitir o toque.

Além destas atividades, também serão disponibilizados serviços estéticos, como maquiagem, manicure, corte de cabelo e massagem. Cerca de 40 voluntários estão envolvidos de forma direta. A expectativa é de atender mais de 100 pessoas.

O projeto é educativo e de prevenção contra a violência a mulheres, idosos, crianças e vulneráveis, que é promovida em âmbito internacional pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. As ações centrais da campanha ocorrem nos dias 24 e 25 de agosto no Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile, Bolívia e Equador. No entanto, a campanha se estende ao longo de todo o ano com palestras, ações de conscientização e iniciativas de amparo realizadas em várias localidades.

Segundo dados do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) obtidos junto a tribunais estaduais de Justiça, o número de medidas protetivas para impedir que elas sejam alvo da violência doméstica passou de 249 mil concessões, em 2016, para 336 mil, em 2018. Isso dá uma média de 922 mulheres atendidas por dia, ou uma a cada dois minutos. Somando a este, outros dados, o Brasil ocupa hoje o 5º lugar no mundo no ranking de violência doméstica.

Jussara Conceição

Jussara faz parte da equipe de jornalismo da TV Zoom. Escreve sobre os mais variados temas para o site tvzoom.com.br.

Deixe uma resposta