Águas de março fechando o verão: chuvas causam estragos e prejuízos em Nova Friburgo

O outono começou oficialmente às 12:33 deste domingo (20) e trouxe consigo chuva e transtornos para moradores de Nova Friburgo. Um dos locais mais atingidos foi o distrito de Mury, onde diversas casas e estabelecimentos foram tomados pela água.

Já na manhã desta segunda-feira, era chegada a hora de realizar a limpeza e contar os prejuízos. Em uma escola particular do bairro, o andar inferior foi parcialmente inundado, atingindo 1 metro de água, mobiliário e equipamentos ficaram submersos e segundo o diretor da instituição, os prejuízos podem alcançar os R$ 20 mil.

Outro comerciante da região ainda relembra que o problema já se repetiu por pelo menos três vezes e afirma que o problema está na canalização do rio que não dá vazão suficiente para a quantidade de água recebida. A falta de escoamento também causou o alagamento de um terreno vizinho a uma creche, que teve seu muro parcialmente destruído pela força da correnteza.

Um pouco mais a frente, o campo de futebol da localidade ficou tomado pela lama. E na Ponte da Saudade, moradores precisaram ser resgatados de bote pelo corpo de bombeiros, o nível da água atingiu pelo menos dois metros de altura e arrastou um carro.

Além de todos os transtornos citados, também houve relatos de transbordamento do rio em pontos do Centro e de Conselheiro Paulino.

O abastecimento de água chegou a ser interrompido na região, mas está sendo retomado gradativamente e deve ser normalizado ainda hoje.

A previsão de chuva continua para Nova Friburgo e região, com risco muito alto para deslizamentos de terra. Já o outono, que começou neste domingo, deve ser de chuva acima do normal, com a chegada de frentes frias principalmente após a segunda quinzena de abril.

A TV Zoom solicitou à prefeitura um posicionamento sobre os problemas apresentados e possíveis soluções, mas ainda não obtivemos retorno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.