ANEEL reativa o sistema de troca de bandeiras nas contas de luz para dezembro

Através de uma reunião realizada ontem, 30, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) decidiu reativar o sistema de acionamento das bandeiras tarifárias. Com isso, ficou estabelecida a bandeira vermelha, patamar 2, durante o mês de dezembro de 2020, com custo de R$ 6, 243 para cada 100 quilowatts-hora consumidos.

Vale ressaltar que em maio deste ano, por conta da pandemia da Covid-19, a ANEEL havia decidido manter a bandeira verde acionada até 31 de dezembro de 2020. Porém, a queda no nível de armazenamento nos reservatórios das hidrelétricas pelo país e a retomada do consumo de energia levaram à revisão dessa decisão.

Esse sistema de bandeiras tarifárias funciona como uma sinalização para que o consumidor de energia elétrica conheça, mês a mês, as condições e os custos de geração no país. Sendo assim, quando a produção nas usinas hidrelétricas (energia mais barata) está favorável, aciona-se a bandeira verde, sem acréscimos na tarifa. Em condições ruins, podem ser acionadas as bandeiras amarela, vermelha 1 ou vermelha 2.

Algumas dicas para a economia de energia já conhecidas continuam sendo importantes, como:

• tomar banhos mais curtos, de até cinco minutos;
• só deixar a porta da geladeira aberta o tempo que for necessário;
• utilizar iluminação natural ou lâmpadas econômicas;
• apagar a luz ao sair de um cômodo, entre outras.

Energisa de Nova Friburgo informa mudança no modelo da conta de luz para dezembro

Ainda sobre a questão de energia, a Energisa de Nova Friburgo informou na manhã de hoje, 01, que a conta de luz passará a ter um novo modelo a partir da próxima sexta-feira, 04. De acordo com a companhia, o objetivo é fazer com que as informações fiquem mais claras para o entendimento de seus clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *