A concessionária responsável pelo transporte público em Nova Friburgo, a Nova Faol, emitiu na manhã de hoje, 05, um comunicado suspendendo temporariamente a entrega do serviço à prefeitura.
Em nota emitida hoje, a empresa disse que atendeu às solicitações da prefeitura da cidade e da Comissão Permanente de Mobilidade Urbana da Câmara. O documento ainda afirma que novas tratativas entre a Nova Faol e o município ocorrerão durante a semana.
A decisão ocorreu após a empresa anunciar na última quinta, 1º, que deixaria a cidade por não chegar a um acordo com o Executivo sobre um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), enquanto não era firmado um contrato definitivo para a prestação do serviço; o que fez com que o Ministério Público deixasse a mediação das negociações.
Em nota enviada à TV Zoom, a Prefeitura de Nova Friburgo disse que o problema já vem sendo abordado desde antes do atual governo assumir a cidade, que sempre esteve e sempre estará aberta ao diálogo, dentro dos limites estabelecidos pelo interesse coletivo, pela probidade administrativa e pela legalidade.
O Executivo afirma ainda, que finalizou no último dia 31 e enviará à Câmara de Vereadores uma proposta de compensação de fundos tarifários. O documento prevê cenários emergenciais, abrindo a possibilidade, por exemplo, para que ocorra uma transferência de recursos mesmo antes da conclusão de uma auditoria, podendo ocorrer uma correção futura, para mais ou para menos.
Por Juan Victor.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.