16°C
Nova Friburgo, RJ
BAIXE NOSSO APP
Blog

Atenção, mulheres de Nova Friburgo: Março Amarelo é dedicado à conscientização da endometriose

  • março 18, 2024
  • 0

Se descoberto cedo, mulheres podem evitar a piora dos sintomas e suas complicações  O Março Amarelo é o mês mundial de prevenção e combate à endometriose, doença que,

Share:
Atenção, mulheres de Nova Friburgo: Março Amarelo é dedicado à conscientização da endometriose
Se descoberto cedo, mulheres podem evitar a piora dos sintomas e suas complicações 

O Março Amarelo é o mês mundial de prevenção e combate à endometriose, doença que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), atinge sete milhões de mulheres no Brasil e 190 milhões em todo o mundo. A iniciativa busca informar a população sobre os sintomas da doença, os impactos na qualidade de vida e como prevení-la.

Segundo a Associação Brasileira de Endometriose, dentre o vasto número de mulheres afetadas pela doença, cerca de 10% a 15% delas são acometidas pela doença reprodutiva, e destas, 30% têm chance de ficarem estéreis.

O diagnóstico precoce contribui muito para o tratamento. Por outro lado, a doença apresenta sintomas parecidos com os da menstruação, o que torna mais difícil para a paciente identificá-la. Sem tratamento, a doença pode se agravar, causando o que é chamado de endometriose profunda, deixando a mulher incapaz de ter uma rotina normal.

O que é endometriose?

É uma doença ginecológica em que o tecido que reveste o útero cresce fora do órgão, podendo se espalhar para ovários, trompas, intestino e bexiga, causando dor crônica, cólicas menstruais intensas, dor durante as relações sexuais e até infertilidade.

Identificando a doença

Normalmente, as mulheres buscam atendimento quando não conseguem engravidar, o que pode ser causado pela endometriose. Contudo, outros sinais devem servir de alerta, como cólicas fortes que afetam a rotina ou que apresentam características diferentes das habituais, dor nas relações sexuais durante o período menstrual, dor e sangramento ao urinar e evacuar ou dor nas costas. Especialistas ressaltam ainda que, ao sentir qualquer sintoma diferente, ou fora do ciclo menstrual, a mulher deve procurar um profissional para investigação do caso.

Imagem: Freepick
Por Victor Borges

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *