Bandeira tarifária será verde em junho

A Agência Nacional de Energia Elétrica informou na última sexta-feira, 31, que a bandeira tarifária para junho será a verde, ou seja, sem cobrança extra nas contas de luz. Em maio, foi acionada a bandeira amarela, com a acréscimo de R$ 1,00 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

A empresa ainda diz que embora o mês de junho seja uma típica estação seca nas principais bacias hidrográficas, a previsão hidrológica superou as expectativas, indicando vasões acima da média histórica para o período e que por esse motivo, o cenário foi favorável para a retirada de cobrança extra nas contas de luz.

O cálculo para acionamento das bandeiras tarifárias leva em conta dois fatores: o risco hidrológico e o preço da energia. Segundo a ANEEL, o cenário favorável reduziu o preço da energia para o seu patamar mínimo, o que diminui os custos relacionados ao risco hidrológico e à geração de energia de fontes termelétricas, possibilitando a manutenção dos níveis dos principais reservatórios próximos à referência atual.

Jussara Conceição

Jussara faz parte da equipe de jornalismo da TV Zoom. Escreve sobre os mais variados temas para o site tvzoom.com.br.

Deixe uma resposta