Bolsonaro confirma fim do horário de verão em 2019


O horário brasileiro de verão chega ao fim este ano. Pelo menos é o que o presidente Jair Bolsonaro afirmou na última sexta-feira, 05.

Em sua conta oficial em uma rede social, Bolsonaro diz que estudos técnicos apontam que o horário não é mais benéfico para a economia devido a fatores como iluminação mais eficiente, evolução das posses, aumento do consumo de energia e mudança dos hábitos da população.

A decisão teria sido feita após uma pesquisa realizada pelo Ministério de Minas e Energia que indicou que, além da queda da eficiência, 53% dos entrevistados não aprovam o horário de verão. O estudo, porém, não foi publicado.

O horário brasileiro de verão entrou em vigor no fim de 1931 com o objetivo de economizar no consumo de energia elétrica durante o fim da primavera e o verão. Foi aplicado no país por 35 anos ininterruptos.

Em 2018, o ex-presidente Michel Temer cogitou a acabar com o horário, mas voltou atrás, apenas adiando o seu início.

O porta-voz de Jair Bolsonaro, Otávio do Rêgo Barros, diz que ainda não há definição se a medida será permanente.

Paula Winter

Paula é jornalista, apresentadora e editora-chefe do ZoomTV Jornal. Formada pela Universidade Estácio de Sá, trabalha há 10 anos na área. Já produziu o Programa Atual, exibido pelo SBT para 50 cidades do Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta