Com regras rígidas, prefeitura divulga plano de retomada às aulas presenciais

Em uma edição extra do Diário Oficial do Município de ontem, 02, a Prefeitura de Nova Friburgo divulgou o plano de retomada às aulas presenciais nas instituições públicas e privadas, que vão começar a ser válidas a partir do ano letivo de 2021. O plano foi elaborado juntamente com órgãos municipais e estaduais de educação e saúde.

Segundo o plano de retomada, as aulas só poderão voltar ao presencial após duas semanas de bandeira verde ou após 4 semanas, dependendo assim, dos níveis de contaminação, ocupação de leitos, letalidade e mortalidade da cidade. O protocolo ainda destaca que a mudança para qualquer outra bandeira irá trazer a suspensão total das atividades em todo o território de Nova Friburgo, englobando assim, todas as unidades escolares privadas e públicas.

Para a retomada acontecer, também foi levada em conta algumas medidas estruturais como, por exemplo: a ventilação, taxa de ocupação e organização dos espaços físicos, estrutura de higienização e a medida mais importante, que são as salas de isolamento nas unidades de educação. Em destaque, nestas medidas quanto a estrutura, estão as salas de isolamento, que todas as instituições, obrigatoriamente, deverão possuir.

Esse espaço é dedicado para o estudante que apresentar sintomas e assim, é uma forma de deixá-lo isolado até que seu responsável o busque. Essa medida ainda prevê que a sala tenha condições para o distanciamento social e fique próxima dos banheiros, para que não haja o trânsito do estudante sintomático pelas dependências do colégio.

Além destes, o plano de retomada também conta com um tópico bem importante, que são os cuidados em casos de confirmação da Covid-19. Em situações positivas de contaminação, a escola deve acionar a Vigilância Epidemiológica em Saúde de Nova Friburgo para definição de métodos de rastreamento de contato dos casos e, por seguinte, adotar medidas de suspensão das aulas em dada unidade escolar ou todo o município.

O plano, que apresenta medidas extensas, pode ser encontrada no Diário Oficial de Nova Friburgo.

Imagem: Reprodução/Freepik

Por Luiz Marcelo Iezzi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *