Foi divulgado no Diário Oficial do último sábado, 12, o extrato de instrumento contratual do município com a empresa que vai realizar a análise do sistema de transporte público coletivo municipal. É esperada que uma auditoria para avaliar o equilíbrio financeiro da Nova Faol aconteça por meio desse serviço.
O diagnóstico estava previsto no acordo emergencial firmado entre as partes e após a homologação, que deve acontecer em breve, terá um prazo de um ano e seis meses para ser concluído. O valor do serviço ficou orçado em R$ 779.716,78.
Já nesta segunda, 14, representantes do município e da Nova Faol se reuniram para que a concessionária apresentasse um pedido de reequilíbrio financeiro. Em nota oficial, a prefeitura ainda desmentiu a informação de que o encontro seria para tentar evitar uma possível greve do setor rodoviário. O prefeito Johnny Maycon, por sua vez, usou as redes sociais para fazer críticas a um vereador que tentou entrar na reunião à força, segundo o chefe do Executivo Municipal.
Reequilíbrio financeiro:
Desde o início da pandemia, a Nova Faol alega ter suas contas desreguladas devido a diminuição do número de passageiros pagantes em virtude do distanciamento social e redução de circulação de pessoas. Já a prefeitura alegava que nada poderia fazer, uma vez que não havia contrato firmado entre as partes desde 2018 e que a empresa operava na cidade através de acordos intermediados com o Ministério Público.
Com o novo contrato emergencial e com validade de um ano, firmado entre município e concessionária em setembro de 2021, foi acordada a auditoria da empresa para que seja exibida a real situação, de benefício ou prejuízo na operação do transporte público.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.