Corpo de Bombeiros tem autorização para construir unidade em Lumiar

Durante o encontro com o governador do Rio, Wilson Witzel, que aconteceu na última quarta-feira, 4, no Palácio Guanabara, mais uma esperança foi alimentada para os moradores de Nova Friburgo. Especificamente, para quem mora em Lumiar.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, general honorífico Roberto Robadey Junior, pediu autorização para construir uma unidade do Corpo de Bombeiros na localidade. O pedido teve o aval de Witzel.

O projeto faz parte de uma iniciativa elaborada pela corporação em 2012, que relacionou localidades do estado que necessitam do quartel de bombeiros. Lumiar já estava na lista, mas, na época, alguns quesitos, como crise econômica e dificuldade de efetivo, inviabilizaram a construção do destacamento no 5º distrito. Um novo modelo foi estudado pelo grupamento.

“Em visita à Áustria, descobrimos um modelo diferente de destacamento. São profissionais que não ficam, eles moram na localidade, próximo ao quartel, recebendo uma gratificação pra isso. Dessa forma, eles chegam à unidade, prestam o primeiro serviço até o socorro do 6º GBM, de Nova Friburgo, com mais recursos, ir em apoio.” – destaca Robadey.

De início, esse modelo funcionará de segunda à sexta-feira. Já nos sábados e domingos, período de maior movimentação na localidade, um bombeiro ficará a disposição 24 horas. Nesta primeira fase, acontece a escolha do terreno para a construção do quartel. Robadey afirmou ainda que já está em contato com o comandante do 6º GBM, Tenente Coronel Thiago Alecrim, para acelerar as etapas e levar à Lumiar e região o atendimento necessário.

“Eu não gostaria de dar um prazo agora, mas é uma obra relativamente simples, rápida. Nós temos recursos da FUNESBOM, nós temos também as viaturas. Falta somente o local para a obra do quartel e os profissionais que vão atuar.” – frisa Robadey.

Deixe uma resposta