Representantes da Comissão Especial de Enfrentamento à Miséria da Assembleia Legislativa do Estado, a Alerj, estiveram na última segunda, 24, em Nova Friburgo. Durante a visita à cidade, foram encontrados problemas como falta de moradia, desemprego e sobrecarga dos serviços públicos existentes na cidade.
Segundo a presidente da Comissão, deputada Renata Souza (PSol), também constatou que aproximadamente 3.500 friburguenses inscritos no CadÚnico como em extrema pobreza estão sem receber nenhum tipo de benefício. Outra situação preocupante, é que apenas 36% das pessoas em idade ativa têm empregos formais.
A deputada verificou também que a pandemia ampliou ainda mais a sobrecarga da rede de serviços públicos no município. Por ser um centro de referência na região, a UPA da cidade realiza mais de 10 mil atendimentos por mês, a maioria deles para pessoas de outros municípios.
Além disso, a Comissão também se reuniu com o prefeito Johnny Maycon e com a Secretária de Assistência Social do município, Eliana Lopes. Também foram visitados o Centro de Referência da Mulher, o Centro de Cidadania LGBT e a comunidade Ruy Sanglard.
Por Juan Victor
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.