Dezembro vermelho: município realiza ações de conscientização e testagem de IST´s

Um novo mês começa e com ele a campanha “Dezembro vermelho” de conscientização sobre o diagnóstico e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis, as IST´s. Em razão da campanha e pelo dia 1º de dezembro ser o dia mundial de combate à AIDS, a Secretaria de Saúde de Nova Friburgo promove um calendário especial de programações sobre o tema.

Amanhã, 1º, será realizada uma live com o tema “Famílias e o HIV/Aids – como promover qualidade de vida”. A transmissão será feita no canal do Sesc Nova Friburgo no Instagram.

No dia 09 de dezembro serão realizadas testagens para IST´s nas Estratégias de Saúde da Família de São Pedro da Serra, Olaria (II e III), Riograndina, Campo do Coelho, Conquista, Stucky, Cordoeira, Centenário, São Lourenço e Rio Bonito. Além disso, os testes também serão realizados todas  às terças e quintas do mês, das 08h às 16h na Policlínica Dr. Sílvio Henrique, no Suspiro.

Durante todo o mês, as ações de testagem também serão feitas no Hospital Municipal Raul Sertã e no Hospital Maternidade Dr. Mário Dutra de Castro, para funcionários, pacientes e parceiros.

Para a realização dos testes rápidos de HIV e sífilis, não é necessário estar em jejum ou possuir solicitação médica. Apenas levar um documento original com foto e cartão do SUS.

No Brasil, estima-se que 920 mil pessoas vivam com o vírus HIV. Destas, cerca de 89% possuem o diagnóstico e 77% estão em tratamento com carga viral indetectável. Em Nova Friburgo, foram realizados 2.434 testes rápidos de HIV desde o início do ano, resultando em 1,7 de casos positivos reagentes. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.