Educação: Nova Friburgo mantém bons índices do IDEB por dois anos

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, do Ministério da Educação – MEC divulgou, na última terça-feira, 15, os novos dados para os munícipios brasileiros. Nova Friburgo conseguiu manter bons índices durante as pesquisas, que são feitas a cada dois anos. O município apareceu em boas posições no Ensino Fundamental I e II, já que escolas municipais que vão até o 3º ano do ensino médio não foram avaliadas.

O IDEB tem a finalidade de expor dados de reprovação/aprovação, evasão escolar, qualidade da educação básica e a distorção de idade por ano de escolaridade. Com isso, no Ensino Fundamental I, com turmas de 5º ano sendo avaliado pelo MEC, Nova Friburgo ficou em 21º lugar no Estado do Rio de Janeiro, com 5,9 em 2017 e 2019. A meta para 2017 era de 6,4 e para 2019, a meta era de 6,7.

Quanto ao Ensino Fundamental II, o município dispõe da 14ª posição no ranking do IDEB no Rio de Janeiro. Segundo os dados, turmas de 9º ano foram avaliadas e, em 2017, o índice era de 4,8. Em 2019, os dados mostram um aumento para 5,1 entre os estudantes dos anos finais. Ambas as pesquisas estabeleceram 5,9 como meta a ser batida.

Vale ressaltar que Nova Friburgo se manteve em terceiro lugar nos dois segmentos do Ensino Fundamental entre os municípios da Região Serrana do Rio, só perdendo para Duas Barras e Bom Jardim no Fundamental I e para Macuco e Teresópolis no Fundamental II.

Por Luiz Marcelo Iezzi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *