Em novo decreto, Prefeitura de Nova Friburgo autoriza volta às aulas presenciais no município

A Prefeitura de Nova Friburgo emitiu na tarde da última sexta-feira, 5, um novo decreto autorizando o funcionamento das instituições de ensino na cidade. O decreto 891/2021 permite o funcionamento parcial de escolas, universidades e afins das redes pública e privada de acordo com o sistema de bandeiramento da cidade.

Confira como irá ocorrer o funcionamento de acordo com cada bandeira:

Verde: O funcionamento do setor é liberado plenamente;

Amarela: Podem funcionar com 75% de sua capacidade;

Laranja: Os locais poderão funcionar com 50% da ocupação;

Vermelha e roxa: As instituições são proibidas de funcionar.

Segundo o Prefeito Johnny Maycon, a decisão é baseada em estudos e recomendações de instituições como: a Sociedade Brasileira de Pediatria, Fiocruz, UNESCO, UNICEF, Organização Mundial da Saúde e Anvisa. Partindo de princípios legais, o GAEDUC (Grupo de Atuação Especializada em Educação), Tutela Coletiva, Promotoria da Infância, Defensoria Pública entre outras entidades que também recomendaram pela retomada. 

O início das aulas está autorizado a partir de 30 dias da publicação do decreto, ou seja, a partir do dia 5 de março essas atividades já podem ocorrer em Nova Friburgo.

O Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE) de Nova Friburgo lançou um abaixo assinado online contra o retorno das aulas na cidade. Em nota, o SEPE chama atenção ao fato de não haver uma data de vacinação definida para a maioria dos grupos, o que inviabiliza inclusive um planejamento razoável para o retorno seguro, que só poderá acontecer após a vacinação de todos, mesmo que em etapas.

Em resposta a isso, a Prefeitura de Nova Friburgo disse em entrevista coletiva que o cronograma de vacinação segue o plano nacional de imunização, que é determinado pelo Ministério da Saúde.

Por Juan Victor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *