Vila Amélia: calçada de madeira desaba após 9 anos de reclamações e acidentes

Na tarde do último sábado, 06, durante a chuva intensa que caiu sobre Nova Friburgo, parte da calçada de madeira do bairro Vila Amélia caiu, atingindo cinco carros e danificando quatro, que caírem no Córrego do Relógio. Após o desabamento, o prefeito Johnny Maycon vistoriou o local junto com o vice, Serginho Doce Mania, secretariado, Defesa Civil e Energisa.

Nos últimos 9 anos, desde que o calçamento foi construído, a calçada do bairro vinha sendo criticada pela comunidade pelos índices de acidentes com idosos. A queda aconteceu por volta das 15h40 e o barulho foi confundido com trovões pelos moradores do bairro. Ainda no sábado, em contato com a TV Zoom, a Secretaria Municipal de Defesa Civil emitiu uma nota informando que Nova Friburgo foi atingida por 71mm de chuva de quinta, 04, até sábado.

Em entrevista à nossa equipe, o secretário da pasta da Defesa Civil, Evi Gomes, informou que o desabamento da calçada ocorreu pelo grande fluxo de água que passava pela galeria pluvial, que com o peso do muro (que não era de contenção, como disse um engenheiro da secretaria) e dos carros estacionados, levou a erosão do solo causando o desabamento.

Mas, e os carros que foram engolidos pela cratera? Ao todo, dos cinco automóveis atingidos, um conseguiu ser retirado sem grandes dificuldades, com ajuda de um caminhão que passava na hora. Além deste, outros quatro desabaram junto com a calçada. Todos os carros foram resgatados por um guincho e o último foi tirado por volta das 20h30min. O seu Izael Monteiro, ao tomar conhecimento do desabamento, doou seu caminhão e sua equipe para auxiliar na remoção dos veículos e, por mais que tenha sido o portador da boa ação, diz que ficou grato à comunidade do bairro Vila Amélia, que o aplaudiu.

Agentes da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (SMOMU) também compareceram rapidamente ao local para cercar a área comprometida e auxiliar motoristas.

As últimas informações são de que, parte do entulho da calçada já foi retirada, prosseguindo, agora, para os próximos passos de limpeza. Contudo, com o acontecido, é necessário ter uma atenção maior ao bairro, já que a previsão de chuvas continua até o fim da semana.

Por Luiz Marcelo Iezzi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *