Prezando pela inovação e sustentabilidade, a Energisa de Nova Friburgo recebeu na tarde de ontem, 04, um ponto de recarga de veículos elétricos.
A unidade atenderá aos automóveis do grupo Energisa, que está desenvolvendo um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na área de mobilidade elétrica para testagem de novas tecnologias e modelos de negócios.
O investimento da empresa de automóveis elétricos, foi em torno de R$2,5 milhões e isso mostra um engajamento com as causas sociais e ambientais, já que que esse modelo de veículo é silencioso, não poluente e o tipo de combustível é mais barato.
Além disso, os custos com a operação e manutenção da frota ficam até 80% mais baratos.
Vários outros aspectos ligados à mobilidade elétrica, como os impactos dos carregamentos dos veículos na rede da Energisa e as respectivas soluções para mitigação, também estão sendo estudados nesse projeto.
Segundo a Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos (Abravei), um dos maiores obstáculos para a popularização de veículos elétricos é a falta de pontos de recarga. Ainda de acordo com a Abravei, a frota de carros híbridos (movidos a combustão e baterias) deve passar dos atuais 30 mil para um milhão até 2030. No longo prazo, a projeção é que o país tenha 61% de carros híbridos e 11% puramente elétricos.
Foto: Energisa
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.