Estado autoriza municípios a completar esquema vacinal de quem tomou AstraZeneca com segunda dose da Pfizer

O governo estadual divulgou uma nota técnica autorizando os municípios a usarem o imunizante da Pfizer para completar o esquema vacinal de quem tomou Astrazeneca como primeira dose, de modo excepcional. Esta medida veio de encontro ao momento atual, em que a produção de AstraZeneca pela Fundação Oswaldo Cruz tem ficado abaixo do previsto.

A medida só poderá ser utilizada caso o município registre um estoque baixo, ou nenhum estoque da vacina de Oxford/AstraZeneca, tendo o objetivo de que o avanço da vacinação não seja cada vez mais prejudicado.

Vale ressaltar que esse processo de intercambialidade, ou seja, uma vacinação feita com dois imunizantes diferentes, é autorizado pelo Ministério da Saúde quando não for possível administrar a segunda dose do mesmo fabricante, levando em conta estudos feitos em outros países, onde o uso da Pfizer complementando a AstraZeneca demonstrou uma resposta forte a imunização contra o novo coronavírus.

O município de Nova Friburgo se encaixa nos critérios para adotar esta medida, visto que tem alegado a semanas a escassez nos repasses do estado da AstraZeneca. Porém, o Executivo municipal ainda não se pronunciou se irá ou não adotar a medida. Por enquanto, segue valendo na cidade o calendário divulgado para esta semana sobre a segunda dose.

Por Isabella Chaboudt.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *