O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ) divulgou na última sexta-feira, 30, um balanço sobre a fiscalização realizada no Hospital Raul Sertã. A vistoria, que foi realizada por diretores, conselheiros, médicos fiscais e teve acompanhamento da Defensoria Pública, ocorreu após denúncias sobre as condições de trabalho na unidade.
Segundo a nota divulgada pelo conselho, na visita foi notada a falta grave de insumos e até de equipamentos de proteção individual (EPI´s), como aventais, além d’o número insuficiente de profissionais para atuar na assistência dos pacientes, trazendo novamente à tona o problema de sobrecarga dos funcionários. O diretor de fiscalização do CREMERJ destacou que o estoque de medicamentos também chamou a atenção, devido ao déficit total de alguns itens.
O diretor do conselho, Carlos Romualdo Gama, que também esteve na visita, informou que o Departamento de Fiscalização elaborará um relatório, contendo todos os problemas, e que, no início de maio, promoverá uma reunião com a prefeitura de Nova Friburgo e a Secretaria Municipal de Saúde.
Em nota, a prefeitura informou que a Secretária Municipal de Saúde, Nicole Cipriano, acompanhou a visita do CREMERJ e respondeu todos os questionamentos. Em relação a falta de medicamentos, o governo municipal diz que vários processos licitatórios já estão em andamento para suprir as necessidades do hospital.
Sobre a possível reunião entre o conselho e o governo municipal, a Secretária Municipal de Saúde disse estar aguardando uma notificação sobre o dia e horário a ser realizada.
Por Juan Victor.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.