Liberada a vacinação contra a febre aftosa em todo o Brasil

No dia 1° de maio foi iniciada a Campanha Nacional contra a febre aftosa de 2021. Nesta primeira etapa, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, serão vacinados os bovinos e búfalos de todas as idades.

Para vacinar, o produtor deve adquirir as doses do imunizante apenas em revendedoras autorizadas. Quanto ao armazenamento, ele precisa ser feito em caixas térmicas do tipo isopor com 2ºC a 8°C até a aplicação, e as agulhas utilizadas, seguindo as regras sanitárias, devem ser novas.

A vacinação deverá ser feita na “tábua do pescoço” do animal, na dose de 2 ml, priorizando os momentos mais frescos do dia. Depois de realizar a aplicação no rebanho, a declaração da vacinação deverá ser entregue ao Núcleo de Defesa Sanitária Animal ou na Secretaria Municipal de Agricultura.

Para mais informações, o produtor pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, através do número 2525-9163, ou fazer contato com o Núcleo de Defesa Sanitária Animal, pelo número 2527-5723.

“Com a eficácia da vacinação e o trabalho de vários profissionais envolvidos na defesa sanitária animal, há 20 anos não são notificados casos de febre aftosa no Estado do Rio de Janeiro”, afirma o médico veterinário, Luiz Fernando, da Secretaria Municipal de Agricultura de Nova Friburgo.

Por Isabella Chaboudt.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *