Nova Friburgo não registra casos desde 2020, mas prevenções são indispensáveis.
A Febre Maculosa, transmitida pelo carrapato-estrela – grupo que corresponde a cerca de 1% dos carrapatos existentes – tem provocado mortes em Campinas, São Paulo. Já em Nova Friburgo, a realidade é diferente, pois o município não registra casos desde 2020 e a suspeita nesse ano foi descartada. Mesmo assim, as prevenções são de suma importância na cidade.
“A gente solicita que as pessoas usem os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) corretos, principalmente as que trabalham em lavouras e áreas rurais. Os animais transmissores do carrapato costumam ser encontrados à beira de rios, por isso recomendamos a proteção em atividades nesses locais ou em mata fechada” – destaca a subsecretária de Vigilância em Saúde, Alícia Emerich.
A infecção gera sintomas característicos, como náuseas, diarreia e febre alta. Caso a ajuda médica não seja rápida, o quadro pode evoluir para uma forma mais grave.
Foto: UOL
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.