Festejos de Santo Antônio começam em Nova Friburgo

O dia de Santo Antônio é comemorado na próxima quinta-feira, 13, mas a semana de celebrações já começou em Nova Friburgo. A Diocese da cidade divulgou a programação que começa nesta terça-feira, 11. E diferente dos anos anteriores, a festa em louvor ao santo casamenteiro terá um novo formato.

A festa será voltada à Igreja, com barraquinhas localizadas dentro da paróquia. Não haverá shows no local ou comerciantes.

Confira a programação da capela de Santo Antônio, na Praça do Suspiro, e na Paróquia do Prado:

Capela Santo Antônio – Praça do Suspiro
11 e 12 – Tríduo
 – 18h: Santa Missa
13/6 – Dia de Santo Antônio (3º dia do Tríduo)
8h, 10h, 12h, 15h: Santa Missa; 18h: Meditação do Santo Terço; e, às 19h: Procissão e Santa Missa. Bênção dos Pães em todas as celebrações.

Paróquia Santo Antônio e Cristo Ressuscitado – Prado
10 a 12/6 – Tríduo – 
19h: Santa Missa
13/6 – Dia de Santo Antônio
8h e 19h: Santa Missa
14/6 – 19h: Santa Missa com chegada da imagem do Sagrado Coração de Jesus, em virtude dos 175 anos do Apostolado da Oração
15/6 – 19h: Santa Missa
16/6 – 8h, 15h e 19h: Santa Missa; e, às 12h: Almoço.
Distribuição dos pãezinhos após as Missas e cantina todos os dias.

Fama de santo casamenteiro

Existem muitas teorias do por que Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro. Uma das histórias é de uma moça devota que, cansada de esperar por um marido, lançou a imagem do santo pela janela e atingiu um moço na cabeça. Quando ela foi pedir desculpas, ambos se apaixonaram.

As crenças e tradições foram se mantendo e há quem diz que ele anda mais de cabeça para baixo do que em pé, devido as superstições para ganhar um(a) namorado(a) e até mesmo marcar o casamento.

Porém, uma coisa é verdadeira, pelo menos, pelos relatos da Igreja. O santo franciscano fazia muitos discursos a respeito do amor, ainda que de um ponto de vista mais geral e menos romântico. E é considerado padroeiro de diversas classes. Não é a toa que o dia dos namorados, aqui no Brasil, é comemorado um dia antes de Santo Antônio.

Deixe uma resposta