Cultura DESTAQUE Geral

Festival Nova Friburgo leva teatro, dança e artesanato em agosto

  • agosto 3, 2026
  • 0

Programação gratuita reúne espetáculos, concertos, oficina de teatro e feira de artesãos em diferentes espaços da cidade.

Festival Nova Friburgo leva teatro, dança e artesanato em agosto

Nova Friburgo recebe, até o dia 21 de agosto, uma programação cultural gratuita com teatro, dança, música, ópera, artes visuais e economia criativa. O Festival Nova Friburgo Edição Inverno reúne atrações em espaços como o Teatro Municipal, a Oficina Escola de Artes, a Usina Cultural Energisa e o Espaço Arp.

Publicidade
Banner Sicredi 1296 fev 2026

A programação ganha novos destaques a partir desta segunda-feira, 3, com atrações voltadas a diferentes públicos.

Teatro e dança no Teatro Municipal

Segunda-feira, 3, às 20h, o Teatro Municipal recebe a peça “Todo Tempo do Mundo”, com classificação indicativa de 12 anos.

Terça-feira, 4, também às 20h, será a vez de “A Alma Imoral”, solo da atriz Clarice Niskier. O espetáculo completa 20 anos consecutivos em cartaz em 2026 e já foi assistido por mais de 750 mil pessoas.

Quarta-feira, 5, a Euterpe Friburguense apresenta o concerto “Tributo ao Samba”, com participação especial do cantor Kaisso. Já na quinta-feira (6), às 19h, o público poderá acompanhar o especial “Agosto Suíço”, que celebra a influência suíça na história de Nova Friburgo.

No dia 8, das 10h às 13h, o espaço recebe a oficina “Ator em Movimento”, com Alex Moreno. A programação de dança chega ao Teatro Municipal no dia 11, às 20h, com a Gala Studio 3.

Festival Nova Friburgo Edição Inverno
Festival Nova Friburgo Edição Inverno – imagens por: assessoria festival Festival Nova Friburgo

Música clássica ganha destaque

A partir de 12 de agosto, a programação amplia o espaço para a música clássica. A Orquestra de Cordas Campesina Friburguense apresenta um concerto no Teatro Municipal.

Na segunda quinzena do mês, a Oficina Escola de Artes recebe apresentações do Quinteto da UNIRIO e da Camerata do Festival, com concertos diários entre os dias 17 e 21 de agosto.

A Usina Cultural Energisa também terá uma série de apresentações de música de câmara. Entre os destaques estão o Quarteto da Guanabara, o Quinteto Brisa Carioca, o Quarteto Assaz e recitais de piano e violino.

No Teatro Municipal, o público ainda poderá assistir à ópera “A Serva Patroa”, no dia 17, e ao espetáculo “As Quatro Estações”, de Vivaldi, no dia 18. A apresentação terá a Camerata do Festival e solo do violinista Daniel Guedes.

Espaço Arp reúne música, arte e performance

O Espaço Arp também integra a programação do festival ao longo de agosto. O local recebe exposições, apresentações musicais e performances.

Entre os destaques estão a exposição “Ponto de Vista”, de Marília Ruiz e Regina Lo Bianco, o lançamento de “Nova Friburgo Respira Moda”, além de shows de choro e blues.

O espaço também terá apresentações teatrais e de palhaçaria, incluindo atrações com intérprete de Libras.

Feira valoriza artesanato local

A Feira De Mãos Dadas ocupa a Usina Cultural Energisa em diferentes datas de agosto. A iniciativa reúne artesãos de segmentos variados e busca valorizar a produção manual da região.

Além de aproximar o público dos produtos locais, a feira incentiva o empreendedorismo e contribui para a geração de renda de famílias que trabalham com artesanato.

Confira os principais eventos de 3 a 21 de agosto

– 3 de agosto — segunda-feira

  • 20h — “Todo Tempo do Mundo” — Teatro Municipal

– 4 de agosto — terça-feira

  • 20h — “A Alma Imoral” — Teatro Municipal

-5 de agosto — quarta-feira

  • 20h — Euterpe Friburguense — “Tributo ao Samba” — Teatro Municipal

-6 de agosto — quinta-feira

  • 19h — “Agosto Suíço” — Teatro Municipal
  • 20h — Rodrigo Garcia — “Corda Solta” — Usina Cultural Energisa

– 8 de agosto — sábado

  • 10h às 13h — Oficina “Ator em Movimento” — Teatro Municipal

-11 de agosto — terça-feira

  • 20h — Gala Studio 3 — Teatro Municipal

-12 de agosto — quarta-feira

  • 20h — Orquestra de Cordas Campesina Friburguense — Teatro Municipal

-13 a 21 de agosto

  • Feira De Mãos Dadas — Usina Cultural Energisa, em datas específicas

-17 de agosto — segunda-feira

  • 12h — Camerata do Festival — Oficina Escola de Artes
  • 19h — “A Serva Patroa” — Teatro Municipal

-18 de agosto — terça-feira

  • 12h — Camerata do Festival — Oficina Escola de Artes
  • 19h — Quinteto Brisa Carioca — Usina Cultural Energisa
  • 20h30 — “As Quatro Estações”, de Vivaldi — Teatro Municipal

-19 de agosto — quarta-feira

  • 12h — Camerata do Festival — Oficina Escola de Artes
  • 19h — Quarteto Assaz — Usina Cultural Energisa

-20 de agosto — quinta-feira

  • 12h — Camerata do Festival — Oficina Escola de Artes
  • 19h — Fernanda Canaud e Caio Márcio Santos — Usina Cultural Energisa

-21 de agosto — sexta-feira

  • 12h — Camerata do Festival — Oficina Escola de Artes
  • 19h — Marina Spoladore — Usina Cultural Energisa

Toda a programação é gratuita. No Anfiteatro, o acesso ocorre por ordem de chegada, com distribuição de pulseiras. Nas atrações que exigem ingresso, a orientação é retirar o ingresso uma hora antes do início da atividade.

A programação pode sofrer alterações. O público pode consultar horários, endereços, classificações indicativas e orientações de acesso no site oficial do festival.

 

Links relacionados:

 

 

Dia das mães: Nova Friburgo terá feira de artesanato online

Primeira Feira de Artesanato online da cidade começará no dia 16 de maio

 

Compartilhe:
Publicidade