O governo federal anunciou que irá antecipar novamente os pagamentos do auxílio emergencial, a decisão vale para os inscritos pelo aplicativo Caixa tem e beneficiários do Cadastro Único. Com a antecipação, 29 milhões de pessoas receberão o benefício antes da data prevista, o adiantamento pode ser de até 21 dias.
O início dos repasses em conta digital continua previsto para 16 de maio (domingo)
para os nascidos em janeiro. O cronograma apresenta mudanças a partir dos aniversariantes de fevereiro, que receberiam a segunda parcela no dia 19 e agora terão acesso aos recursos no dia 18 deste mês.
As mudanças mais significativas são para nascidos no fim do ano. Os de novembro, que receberiam em 13 de junho, agora terão acesso aos recursos em 28 de maio. Já os nascidos em dezembro, que só teriam acesso ao dinheiro em 16 de junho, agora serão contemplados 17 dias antes, em 30 de maio.
Com isso, os saques em dinheiro também sofrerão alterações. O calendário original previa o início da fase de saques nas contas digitais em 8 de junho para os nascidos em janeiro, com o novo cronograma, a data passa a ser 31 de maio.
Assim como nos créditos em conta, a alteração é mais perceptível para os nascidos no fim do ano Os aniversariantes de dezembro, que teriam acesso aos saques em 8 de julho, passarão a ter essa possibilidade 21 dias antes, em 17 de junho.
Por Juan Victor
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.