Hemocentro pede doações de sangue para o fim de ano

O número de acidentes no final de ano, infelizmente, aumenta, e como consequência as transfusões de sangue também são maiores, e para que a unidade possa dar conta das demandas, o hemocentro de Nova Friburgo pede por doações.

A unidade atende, além de Nova Friburgo, outros 10 municípios, e por isso a necessidade de uma grande quantidade de bolsas para suprir as transfusões que forem necessárias.

Com os recessos de final de ano, o hemocentro estará funcionando até está sexta-feira, 20, das 08h30 às 11h30, e retornando somente nos dias 26 e 27 de dezembro, no mesmo horário. Após essa data, a unidade voltará as atividades normais no dia 02 de janeiro.

De acordo com o diretor da unidade, Roberto Nidecker, nos últimos meses o número de doações aumentou. As campanhas que são realizadas um sábado por mês estão ajudando a manter o estoque abastecido, e até mesmo durante a semana a procura tem sido maior, passando de três a cinco doações diárias, para uma média de 12 doações.

Segundo o diretor, o prefeito Renato Bravo autorizou para o ano que vem a abertura do hemocentro dois sábados por mês, o que deve ajudar ainda mais as doações. Os interessados em realizar a doar sangue devem ficar atentos as recomendações para a doação, confira:

  • Estar alimentado. (Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.)
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito doações antes dos 60 anos.
  • Menores de 16 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis legais.
  • Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas que antecedem a doação.
  • Não ter realizado tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses.
  • Não ter passado por cirurgia nos últimos 6 meses (dependendo da cirurgia pode chegar a 1 ano o tempo de impedindo)
  • Não ter recebido sangue nos últimos 12 meses.

A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três para as mulheres, sendo necessário um intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *