Hemocentro Regional pede ajuda para doação de sangue

O Hemocentro Regional Enfermeira Cassia Viviane Kale Martins está com seu estoque de sangue para pacientes necessitados muito abaixo do esperado e precisa de doações de todos os tipos sanguíneos. Ao decorrer das últimas semanas, foram doados ao Hospital Municipal Raul Sertã e a Maternidade Mario Dutra de Castro, grandes quantidades para os pacientes, o que deixou o hemocentro desabastecido para mais doações.

Para que seja possível obter um estoque com as quantias necessárias, é preciso que se tenham pelo menos 15 doadores por dia, porém a média registrada na última semana foi de apenas sete doadores diários. A falta de doadores pode ocasionar em comprometimento aos procedimentos cirúrgicos.

O hemocentro apela aos doadores regulares que possam fazer outras doações que retornem quando possível e também a contribuição de novas pessoas.

O hemocentro fica anexo ao Hospital Raul Sertã e funciona de segunda à sexta-feira das 08h às 11h30min. Para poder doar é necessário ter idade de 16 a 69 anos, pesar mais de 50 quilos, ter boas condições de saúde e levar documento de identificação original com foto.

Não é recomendado realizar a doação em jejum, porém para o procedimento o doador não deve ingerir bebidas alcoólicas ou consumir alimentos muito gordurosos antes de ser feita a doação. Menores de 18 anos que queiram doar precisam estar acompanhados de um responsável legal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *