Hemocentro tem queda considerável durante isolamento social

O Hemocentro Regional Enfermeira Cassia Viviane Kale Martins de Nova Friburgo atende todas as demandas da cidade e mais 13 municípios vizinhos, com 230 transfusões por mês.

Porém, devido à pandemia do novo coronavírus, e todas as medidas de combate e prevenção à doença, o número de doações caiu consideravelmente.

“Isso traz risco pras transfusões necessárias tanto em caráter de rotina em ambiente hospitalar, e também aquelas em caráter de urgência que podem acontecer a qualquer momento do dia ou da noite…”, alerta Karla Bayer, médica responsável técnica pelo Hemocentro.

Funcionando no prédio anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, o hemocentro é dedicado somente para hemoterapia, e o espaço está em acordo com as normas de espaçamento – no mínimo um metro, segundo a Organização Mundial da Saúde – para que se evite o contato.

A equipe de apoio do local também está orientada a manter o espaço sempre limpo e higienizado, assim como todos os lanches oferecidos, antes e depois da coleta, são entregues individualmente.

O ambiente, amplo, dispõe também de álcool em gel, para que, à qualquer momento que achar adequado, o doador possa fazer uso.

Estão aptos à doação:

  • pessoas de 16 à 69 anos, portando um documento original com foto (menores de 18 anos somente com autorização dos pais ou responsáveis);
  • com peso acima de 50 kg;
  • sem febre ou qualquer sinal de infecção nos últimos sete dias;
  • com repouso adequado na noite anterior de no mínimo 6h;
  • estar alimentado, porém, sem ter ingerido alimentos ricos em gordura como, por exemplo, derivados de leite;

Neste momento, o hemocentro dispõe de um telefone para agendamento de doações individuais ou coletivas de, no máximo, cinco pessoas, de segunda à sexta, das 8h às 11h30 da manhã, horário normal para doações. O número para agendamento é 2523-8084.

Caso deseja doar sangue e pretende tomar alguma vacina, a doação deve ser realizada antes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *