IBGE vai contratar profissionais para o Censo 2020

O Governo Federal, por meio do Ministério da Economia, anunciou no início dessa semana a autorização para contratar cerca de 234,4 mil profissionais temporariamente. Essas pessoas vão atuar no Censo 2020, realizado pelo IBGE.

Do total de vagas, 196 mil estão destinadas para recenseador que coleta as informações junto à população e 23.500 estão destinadas para agentes censitário supervisor. As outras vagas contemplam supervisores, coordenadores censitários e agentes censitários operacionais.

A contratação vai depender de aprovação prévia em processo seletivo simplificado e o contrato terá duração de até um ano, podendo ser estendido de acordo com a necessidade. O edital de abertura será publicado no prazo de até seis meses.

O Ministério da Economia também informou recentemente que haverá contingenciamento de recursos para o órgão. Apesar do anúncio, a presidente do IBGE, Susana Cordeiro Guerra, disse em entrevista a Agência Brasil que isso não vai prejudicar o Censo 2020.

O IBGE Nova Friburgo informou por telefone à nossa equipe que o órgão está estudando a quantidade de vagas que será ofertada para cada região, de acordo com a demanda dos locais.

Deixe uma resposta