Inep anuncia o “Enem seriado” para 2021

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), anunciou em maio, em conjunto com o Ministério da Educação (MEC), uma nova alternativa do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para estudantes que desejam ingressar no ensino superior nos próximos anos através do novo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

A proposta é um novo modelo para alunos que não desejam realizar o tradicional exame de 180 questões mais a redação, dividido, todo ano, em dois domingos. Agora, o Inep confirmou que a partir de 2021, será validada o Enem seriado através da prova Saeb, que será aplicada durante as três séries do ensino médio e, com os resultados obtidos a cada ano, será possível avaliar a escola e o desempenho do aluno para o ingresso na educação superior.

Segundo o presidente do Inep, Alexandre Lopes, esses exames anuais serão feitos pelo meio digital e afirma que estudantes de todo o Brasil, da 1ª série do ensino médio, a partir do próximo ano, farão a prova Saeb em tablets, seja de instituições públicas e privadas.

Vale ressaltar que, de acordo com pesquisas, o ensino médio de escolas brasileiras apresentou melhor nível de desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referente ao ano de 2019. Os índices são apresentados a cada dois anos.

Por Luiz Marcelo Iezzi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *