Na próxima segunda – feira, 05, terá início a Campanha Nacional de Multivacinação. Essa é uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado de Saúde, a União e Secretarias Municipais de Saúde.
A iniciativa tem como objetivo atualizar a caderneta de crianças e adolescentes entre 6 meses e 15 anos. Todas as vacinas presentes nos calendários de imunização desse público farão parte da ação.
A campanha também contará com um Dia D de mobilização, em 17 de outubro, que é considerado o Dia Nacional da Vacinação. Além disso, também será oferecida imunização contra o sarampo para todos da faixa etária entre 6 meses e 59 anos.
Segundo a Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do estado, estima-se que cerca de metade da população-alvo da campanha ainda necessita atualizar a caderneta de vacinação. A cobertura ideal varia entre 90% e 95% para cada imunizante até o fim do ano.
A respeito do calendário, no da criança, inclui a imunização de crianças de até 10 anos de idade, apresentando 14 vacinas no total: BCG, Hepatite B, Penta (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite), Polio inativada, Polio oral, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), DTP (Tríplice Bacteriana), Hepatite A e Varicela.
Já no calendário do adolescente há mais vacinas, além de reforços das imunizações feitas na infância, constando: Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral, Difteria e Tétano adulto, DTPa, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente e Varicela.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.