Instituições municipais de ensino iniciam atividades não presenciais na próxima semana

A educação, no mundo todo, vem passando por alguns desafios, principalmente a rede pública de ensino do Brasil, devido a pandemia do Covid-19. Em Nova Friburgo, como também em outras cidades, as escolas particulares optaram por continuar o ano letivo através de plataformas virtuais. Porém, no caso da rede pública demorou um pouco pra ver qual seria a melhor alternativa para a volta às aulas.

Após um debate realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) , junto ao Conselho Municipal de Educação (CME) e outras entidades da área, foi decretado em 16 Julho e divulgado para diretores, dirigentes e profissionais, a realização de atividades pedagógicas não presenciais para o ano letivo de 2020.

Na próxima segunda-feira, 03, já está prevista a volta das aulas nesse formato remoto para a rede municipal de ensino. Ficou definida a produção de apostilas impressas que serão distribuídas nas próprias unidades escolares para ajudar aos alunos que tenham dificuldade de acesso à internet.

O início da entrega está previsto para a segunda semana de agosto. Além disso, foi sugerido aos professores, pela SME, o uso de plataforma digital, por meio do Núcleo de Tecnologia Municipal, junto aos alunos que tenham acesso à internet. Todos os materiais impressos também serão disponibilizados em formato digital para serem postados pelos professores nessa plataforma.

Para o secretário de Educação, Marcelo Verly, existem muitos desafios a serem superados, mas a pandemia também trouxe oportunidades, como a ampliação do diálogo entre profissionais e entes representativos do sistema educacional; a possibilidade de avançar na transformação digital, repensando o modelo educacional; além de lives de excelente conteúdo. Lembrando que, para ele, por mais que a internet seja uma ferramenta importante, não podemos perder o foco mais essencial na educação: o contato direto entre professor e aluno.

Além disso, a Secretaria Municipal de Educação incluiu, na primeira semana de aulas remotas, o Festival de Inverno Online, organizado pela Dellarte, que será realizado de 05 a 09 de Agosto, incluindo programações para o público infantil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *