Motoristas de aplicativo se manifestam por direitos e reivindicam melhorias

Durante a manhã desta terça-feira, 23, motoristas de aplicativo de Nova Friburgo se manifestaram pela cidade reivindicando melhorias no serviço dos aplicativos Uber e 99. Entre os assuntos, estão a taxa mínima cobrada pelas plataformas, o aumento do preço da gasolina e as multas aplicadas por parte da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu).

Desde que chegou ao município, o transporte por aplicativo divide opiniões e traz consigo o prejuízo financeiro para alguns motoristas. Com isso, hoje, por volta das 9h, cerca de 50 automóveis deram início ao protesto no Parque de Eventos da Via Expressa.

Segundo informações de organizadores, essa manifestação foi realizada para a reivindicação de melhorias nas plataformas que atuam em Nova Friburgo. Uma dessas melhorias seria a manutenção da taxa mínima cobrada, que atualmente, é de R$7. Outro assunto abordado pelos motoristas autônomos é o elevado preço da gasolina, que tem pesado no bolso, deixando assim, mais uma vez, um prejuízo.

Motoristas e Smomu

Além destes fatores, a classe se manifestou contra as multas aplicadas pela Smomu em todo o perímetro urbano. Entre as queixas, estão a parada em local proibido e o não uso do cinto de segurança. No entanto, em contato com a TV Zoom, a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo informou que a Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana fez um levantamento e foi identificado que não há perseguição de qualquer agente, logo não há abuso. Em relação às multas referentes ao Art. 167 do Código de Trânsito Brasileiro sobre o não uso do cinto de segurança, o governo municipal diz que está fiscalizando a todos os condutores, não existindo foco em motoristas de aplicativo.

Por Luiz Marcelo Iezzi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *