GeralSaúdeÚLTIMAS

Nova Friburgo inicia campanha contra poliomielite para crianças de 1 a 4 anos

Meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 7854 crianças.

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo iniciou nesta segunda-feira, 27, a campanha de vacinação contra a poliomielite para crianças de um a quatro anos que estejam em dia com o esquema básico, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Ao utilizar a vacina oral contra a paralisia infantil, a finalidade é reduzir o risco da reintrodução dessa doença no país e aumentar a cobertura vacinal.

A meta na cidade, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, é vacinar 7.854 crianças. A vacina está disponível de segunda à sexta-feira, de 8h às 16h30, nas salas de vacina no posto do Suspiro, Silvio Henrique Braune, Tunney Kassuga, em Olaria, Waldir Costa, em Conselheiro e José Copertino Nogueira, em São Geraldo.

QUER SABER MAIS NOTÍCIAS DE NOVA FRIBURGO? CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP

O Dia D de vacinação da campanha será no dia 8 de junho de 9h às 13h. A campanha tem início nesta segunda, 27 e vai até o dia 14 de junho.

O público alvo são crianças de 1 à 4 anos, 11 meses e 29 dias. Estão disponíveis 1000 doses de VOP ( vacina de gotinhas, feita com o vírus enfraquecido) para o início da campanha. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, está agendada ainda a retirada de 3.400 doses (primeira parcela).

Comprovante de vacinação

Ao se dirigir aos postos com a criança, os responsáveis devem levar a caderneta ou comprovante de vacinação para avaliação da situação vacinal, mesmo em casos de apresentação das imunizações de rotina em dia.

Apenas pacientes imunodeprimidos, dentro da faixa etária determinada, e menores de um ano de idade não estão indicados para vacina oral contra poliomielite, mas poderão ter indicação para a aplicação da vacina inativada contra a doença.  

Erradicada no Brasil desde 1994, a poliomielite ainda ocorre em locais como Paquistão e Afeganistão. Caracterizada por um quadro de paralisia decorrente do poliovírus selvagem tipo 1, 2 ou 3, a doença acomete os membros inferiores e, para garantir a proteção das crianças, a imunização é a forma mais eficaz de prevenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *