Nova Friburgo já tem os primeiros vacinados contra Covid-19 e avança com plano de imunização

As primeiras doses da vacina contra Covid-19 chegaram a Nova Friburgo já no fim da tarde de ontem, 19, e seguiram direto para o Posto de Saúde Silvio Henrique Braune, onde foi vacinada a primeira pessoa na cidade. René Américo tem 74 anos e atua como fiscal sanitário na linha de frente de fiscalização e combate ao novo coronavírus.

Seu René foi o primeiro a tomar o imunizante na em Nova Friburgo. Foto: Reprodução/Prefeitura de Nova Friburgo.

Após o ato simbólico do início da vacinação no município, membros da Secretaria Municipal de Saúde concederam uma entrevista coletiva para falar sobre a vacinação. A Subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Penna, reiterou que o combate à pandemia é um dever de todos.

“A gente tem que cobrar do poder público, e deve, enquanto cidadãos. Mas também, temos os nossos deveres para que a gente possa ser chamado de cidadão. Então, a gente precisa (…) ter empatia, porque o momento é crítico, é o mais dramático até agora e a gente está, sim, chegando à beira do colapso da rede, tanto pública quanto privada” – Disse a subsecretária.

Ela também pediu à população que não vá até os Postos de Saúde à procura da vacina contra Covid-19. Nesta primeira fase apenas pessoas que vivem em asilos e profissionais de saúde serão imunizados.

Fabíola Penna disse ainda não saber a data de chegada de um novo lote da vacina, mas garantiu que quem tomou a primeira dose receberá a segunda, com um intervalo de 21 dias.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Nova Friburgo

Por Juan Victor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *