Nova unidade do Degase é inaugurada em Nova Friburgo

Na manhã de ontem, 10, foi inaugurada a nova unidade do Departamento Geral de Ações Socioeducativas de Nova Friburgo. O projeto é uma iniciativa do governo estadual e atenderá jovens em conflitos com a lei em toda a região serrana e sua abrangência.

O Degase estava em reforma desde novembro de 2018. Com as novas mudanças, a unidade, que antes atendia menores infratores em semiliberdade, receberá 50 jovens, de 12 a 18 anos, do sexo masculino, para internação. Todavia, 10 dessas vagas, são para internação provisória.

O reformado Centro de Socioeducação Antonio Elias Dorea de Araújo Bastos possui área de aproximadamente cinco mil metros quadrados, abrangendo sala de leitura, biblioteca, colégio e espaços para realização de diversas atividades, como horticultura, aulas de jiu-jitsu, basquete, futsal, oficina de xadrez e pintura, além de uma sala para cursos profissionalizantes da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec).

Diversas autoridades estiveram presentes na inauguração, entre elas, o secretário estadual de Educação, Pedro Fernandes; o secretário estadual de Cultura e Economia Criativa, Ruan Lira; o presidente da Faetec, Romulo Massacesi; o prefeito de Nova Friburgo, Renato Bravo e representantes da polícia militar, marinha e exército.

Na cerimônia também foi apresentado o Colégio Estadual Gildo Candido da Silva, que funcionará, segundo o secretário estadual de Educação, em dinâmica normal dentro da unidade friburguense. Ainda de acordo com Pedro Fernandes, a ressocialização dos jovens infratores que serão atendidos pelo novo ponto do Degase é o principal objetivo desse projeto.

“Fazer com que a família tenha acesso ao menor é muito importante para ajudar no processo. Mas o mais importante é fato de a gente estar inaugurando um equipamento de excelência, uma oportunidade do menor aprender uma profissão, de dar continuidade aos seus estudos e ter acesso a cultura. Dessa forma, facilitará muito a ressocialização dele, fazendo com que ele saia melhor do que quando entrou, e não o contrário.” – Disse o secretário estadual de Educação a TV Zoom.

Durante a reforma os menores eram direcionados ao Rio de Janeiro. Porém, a expectativa é de que até o final desta semana a unidade já receba alguns desses jovens.

Alice Wandrofski

Alice faz parte da equipe de jornalismo da TV Zoom. Escreve sobre os mais variados temas para o site tvzoom.com.br.

Deixe uma resposta